Micro-organismos solubilizadores de fosfato e doses de fósforo afetando a produtividade, acúmulo de nutrientes e viabilidade econômica de milho e arroz em safrinha
Resumo
O aumento da produtividade de culturas, aliado à aplicação de bioinsumos e otimização do uso de fertilizantes, é uma estratégia importante para a sustentabilidade agrícola. Objetivou-se avaliar os efeitos da inoculação com micro-organismos solubilizadores de fósforo associada a doses de fósforo, no desempenho agronômico, custos de produção e sustentabilidade do cultivo de milho e arroz de terras altas conduzidos na safrinha. Utilizou-se delineamento experimental fatorial 2 x 4 para as duas culturas. Os tratamentos foram compostos por dois níveis de fósforo [50 % (45 kg ha-1 de P2O5) e 100 % da dose recomendada (90 kg ha-1 de P2O5)], três isolados de rizobactérias multifuncionais [Burkholderia sp. (BRM 32111), Serratia sp. (BRM 63523) e Bacillus sp. (BRM 63524)] e um tratamento controle (sem rizobactérias). A inoculação com BRM 63524 aumentou a biomassa e o acúmulo de nutrientes no milho e arroz, destacando seu potencial para melhorar a nutrição e reduzir a dependência de fertilizantes, apesar da variação na resposta produtiva do arroz. A aplicação reduzida de fósforo (50 % da dose recomendada) gerou maiores lucros, com destaque para o milho, que apresentou maiores produtividades e lucratividade. Para o arroz, a combinação de menor dose de fósforo com rizobactérias resultou em maiores lucros do que a dose completa de fósforo.
PALAVRAS-CHAVE: Zea mays, Oryza sativa, Bacillus, Burkholderia, Serratia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.