Primeiro relato de Quinisulcius capitatus (Allen, 1955) Siddiqi, 1971 (Telotylenchidae) na Costa Rica: caracterização morfológica e molecular
Resumo
Durante uma pesquisa de nematoides parasitas de plantas na Costa Rica, Quinisulcius capitatus foi isolado e identificado pela primeira vez em três locais: Barva e Santa Bárbara na província de Heredia, e Vázquez de Coronado na província de San José. Os nematoides foram extraídos de amostras de solo pelo método de centrifugação-flotação em solução de açúcar, e os espécimes descritos e caracterizados com base na taxonomia integrativa. Os nematoides adultos de Q. capitatus estão de acordo com a população tipo, mas apresentaram leves variações morfométricas com relação àqueles originalmente descritos: comprimento do corpo de 649,5-875,7 vs. 630-850, comprimento do estilete de 13,7-17 vs. 16-18 e porcentagem de vulva de 52,7-59,9 vs. 51-58. Os segmentos de expansão D2-D3 do rDNA 28S das populações recuperadas foram sequenciados e usados na análise filogenética. As populações da Costa Rica mostraram alta similaridade e formaram um clado separado com as populações do Paquistão e da Etiópia depositadas no banco de dados GenBank®. Este estudo amplia a distribuição geográfica da espécie e fornece a primeira caracterização morfométrica e molecular de Q. capitatus da Costa Rica.
PALAVRAS-CHAVE: Nematoide parasita de plantas, nematoide de atrofia, taxonomia integrativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.