A estirpe elite Bradyrhizobium pachyrhizi BR 3262 supera a população nativa estabelecida de rizóbios do solo na ocupação de nódulos de feijão-caupi?

Autores

  • Jonnathan Whiny Moraes dos Santos
  • Aldrin Martin Pérez Marin
  • Jakson Leite
  • Lindete Míria Vieira Martins
  • Paula Rose de Almeida Ribeiro
  • Paulo Ivan Fernandes Júnior

Resumo

O feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) é uma cultura promíscua, nodulando com uma ampla gama de estirpes de rizóbio nativas do solo, o que frequentemente leva a baixas respostas de inoculação com rizóbios selecionados, reduzindo a eficiência dos inoculantes introduzidos. Objetivou-se avaliar a ocupação nodular da estirpe elite Bradyrhizobium pachyrhizi BR 3262 em dois genótipos de feijão-caupi (BRS Pujante e BRS Acauã), em solo com população de rizóbio estabelecida (superior a 103 g-1 de solo), em casa-de-vegetação. Para a ocupação de nódulos BR 3262, foi utilizada abordagem de PCR estirpe-específica, avaliando-se todos os 1.237 nódulos obtidos das regiões da coroa radicular e de toda a raiz (raízes secundárias) das plantas inoculadas. A inoculação de BR 3262 aumentou a massa seca da raiz e a nodulação, mas não a massa seca da parte aérea. Ambos os genótipos apresentaram ocupação nodular acima de 80 % na coroa e raízes secundárias, indicando alta competitividade e persistência no solo.

PALAVRAS-CHAVE: Vigna unguiculata, fixação biológica de nitrogênio, competitividade de rizóbios, bactérias nodulantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-10-2024

Como Citar

SANTOS, Jonnathan Whiny Moraes dos; MARIN, Aldrin Martin Pérez; LEITE, Jakson; MARTINS, Lindete Míria Vieira; RIBEIRO, Paula Rose de Almeida; FERNANDES JÚNIOR, Paulo Ivan. A estirpe elite Bradyrhizobium pachyrhizi BR 3262 supera a população nativa estabelecida de rizóbios do solo na ocupação de nódulos de feijão-caupi?. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e79675, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/79675. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Nota Científica