A estirpe elite Bradyrhizobium pachyrhizi BR 3262 supera a população nativa estabelecida de rizóbios do solo na ocupação de nódulos de feijão-caupi?
Resumo
O feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) é uma cultura promíscua, nodulando com uma ampla gama de estirpes de rizóbio nativas do solo, o que frequentemente leva a baixas respostas de inoculação com rizóbios selecionados, reduzindo a eficiência dos inoculantes introduzidos. Objetivou-se avaliar a ocupação nodular da estirpe elite Bradyrhizobium pachyrhizi BR 3262 em dois genótipos de feijão-caupi (BRS Pujante e BRS Acauã), em solo com população de rizóbio estabelecida (superior a 103 g-1 de solo), em casa-de-vegetação. Para a ocupação de nódulos BR 3262, foi utilizada abordagem de PCR estirpe-específica, avaliando-se todos os 1.237 nódulos obtidos das regiões da coroa radicular e de toda a raiz (raízes secundárias) das plantas inoculadas. A inoculação de BR 3262 aumentou a massa seca da raiz e a nodulação, mas não a massa seca da parte aérea. Ambos os genótipos apresentaram ocupação nodular acima de 80 % na coroa e raízes secundárias, indicando alta competitividade e persistência no solo.
PALAVRAS-CHAVE: Vigna unguiculata, fixação biológica de nitrogênio, competitividade de rizóbios, bactérias nodulantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.