Amostragem dos principais himenópteros parasitoides (Insecta: Himenóptera) associados à broca da cana-de-açúcar em sistemas orgânicos e convencional
Resumo
Parasitoides himenópteros intimamente associados à broca da cana-de-açúcar [Diatraea saccharalis (Lepidóptera: Crambidae)] podem ser encontrados tanto no cultivo orgânico quanto no convencional. Objetivou-se amostrar parasitoides associados à broca da cana-de-açúcar sob cultivo orgânico, orgânico próximo a um fragmento florestal e convencional. Armadilhas Moericke de duas cores (amarela e branca) foram usadas para amostrar os insetos, e análises faunísticas foram conduzidas para determinar a composição de parasitoides em cada tipo de manejo. No total, foram coletados 287 insetos, dos quais as famílias mais abundantes coletadas foram Diapriidae (44,44 %), Eulophidae (37,5 %) e Braconidae (18,06 %). O gênero mais abundante no cultivo orgânico foi Omphale (Eulophidae), Omphale (Eulophidae) no fragmento orgânico próximo à floresta e Omopria e Coptera (Diapriidae) no convencional. Os parasitoides foram mais abundantes no sistema orgânico (43,06 %), seguidos por orgânico + floresta (36,81 %) e convencional (20,14 %). A armadilha amarela foi mais atraente para os parasitoides, os quais foram, em geral, mais abundantes em sistemas orgânicos, independentemente da presença de fragmentos florestais.
PALAVRAS-CHAVE: Saccharum spp., Diatraea saccharalis, Diapriidae, Eulophidae, Braconidae.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.