Plantas de cobertura para sistemas de plantio direto de hortaliças como estratégia de mitigação da crise climática na produção orgânica de Cucurbitáceas
Resumo
O modelo convencional de produção de hortaliças contribui para a crise climática, enquanto o sistema de plantio direto é uma alternativa sustentável. Objetivou-se identificar plantas de cobertura de inverno em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, por meio da avaliação da produção e degradabilidade da biomassa e de seus efeitos sobre a produção de Cucurbitáceas, em sistema de plantio direto orgânico. O experimento foi conduzido em uma área com Cucurbita pepo var. melopepo e outra com Cucumis sativus. Utilizou-se delineamento experimental em blocos casualizados, com três repetições. Os tratamentos incluíram o sistema de cultivo solteiro de aveia-preta (Avena strigosa), centeio (Secale cereale) e ervilhaca (Vicia sativa), os consórcios aveia-preta + ervilhaca, aveia-preta + ervilhaca + nabo-forrageiro (Raphanus sativus), centeio + ervilhaca + nabo-forrageiro e pousio invernal. Os tratamentos da família Poaceae apresentaram maior produção de biomassa e meia-vida, com a biomassa da aveia-preta contribuindo para a maior produtividade de abobrinha, ao passo que o pepino japonês apresentou desempenho superior quando cultivado com as plantas de cobertura. Assim, os sistemas de consórcio aveia-preta + ervilhaca + nabo-forrageiro ou centeio + ervilhaca + nabo-forrageiro são os mais recomendados para o sistema de plantio direto orgânico.
KEYWORDS: Produção de biomassa, agricultura sustentável, Agenda 2030.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.