Bioatividade de extratos etanólicos e hexânicos de Annona montana Macfad. no controle de Aphis craccivora Koch (Hemiptera: Aphididae)
Resumo
O uso de inseticidas sintéticos para o controle de pragas na agricultura pode afetar negativamente o meio ambiente, a saúde humana e contribuir para o surgimento de populações de pragas resistentes. Objetivou-se investigar a composição química e avaliar a bioatividade de extratos etanólicos de folhas e extratos hexânicos de sementes de Annona montana Macfad. sobre Aphis craccivora Koch. Bioensaios foram realizados para avaliar a toxicidade, repelência alimentar e atividade translaminar. Na caracterização química do extrato hexânico de sementes, 97,2 % dos constituintes foram identificados, com os ácidos linoleico (37 %), oleico (36,7 %), palmítico (16,9 %) e esteárico (5,2 %) sendo os principais compostos. No extrato etanólico de folhas, 83,31 % dos constituintes foram identificados, principalmente α-tocoferol (19,97 %), β-sitosterol (10,16 %), ácido ciclohexanocarboxílico, éster heptadecílico (6,26 %), linolenato de metila (5,35 %) e fitol (4,43 %). Ambos os extratos mostraram efeitos tóxicos sobre A. craccivora, com o extrato etanólico exibindo maior toxicidade contra ninfas e adultos do pulgão do feijão-caupi. Efeitos repelentes e translaminares também foram observados, sendo que o extrato hexânico de sementes demonstrou atividade mais pronunciada em ambos os casos.
PALAVRAS-CHAVE: Bioinseticida, pulgão do feijão-caupi, planta inseticida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.