SISTEMAS DE CULTIVO E MANEJO DE ÁGUA NA PRODUÇÃO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE ARROZ EM VÁRZEA, NO ESTADO DE RORAIMA
Palavras-chave:
Oryza sativa, interação genótipo x ambiente, rendimento de grãosResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar linhagens experimentais e cultivares de arroz, com relação à produtividade de grãos e outras características agronômicas, em diferentes sistemas de cultivo e manejo de água, em várzea do Rio Branco, município de Cantá, Estado de Roraima. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Dezenove linhagens experimentais e seis cultivares foram avaliadas. Detectaram-se diferenças significativas, para a maioria das características. A maior produtividade de grãos foi obtida no sistema de cultivo com irrigação por inundação contínua e semeadura em linhas (8.684 kg ha-1) e as menores nos sistemas com irrigação intermitente, independentemente do método de semeadura. As cultivares testemunhas IRGA 417, BRS Jaçanã, BRS Jaburu e Roraima apresentaram bom desempenho produtivo, nos diferentes sistemas avaliados. As linhagens experimentais BRA 051250, BRA 051126, CNA 10900, BRA 051135 e CNA 110114 são promissoras para futuras liberações de cultivares aos sistemas de produção local.PALAVRAS-CHAVE: Oryza sativa; interação genótipo x ambiente; rendimento de grãos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-10-2010
Como Citar
CORDEIRO, A. C. C.; SUHRE, E.; MEDEIROS, R. D. de; VILARINHO, A. A. SISTEMAS DE CULTIVO E MANEJO DE ÁGUA NA PRODUÇÃO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE ARROZ EM VÁRZEA, NO ESTADO DE RORAIMA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 362–369, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/7520. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Genética e Melhoramento de Plantas
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.