Parâmetros biológicos da lagarta-do-fumo (Lepidoptera: Noctuidae) alimentada com espigas de milho em diferentes temperaturas
Resumo
A lagarta Chloridea (Heliothis) virescens (F.) (Lepidoptera: Noctuidae) tem sido registrada recentemente em lavouras de milho. Apesar disso, não existem informações sobre a biologia dessa espécie alimentando-se de espigas de milho. Adicionalmente, a relação entre os hábitos alimentares da lagarta-do-fumo e a temperatura é importante para a projeção da adaptação da praga em lavouras de milho, em diferentes épocas e regiões. Objetivou-se investigar o desenvolvimento de C. virescens em espigas de milho, em condições controladas de laboratório, sob três temperaturas (25 ± 1 ºC, 28 ± 1 ºC e 31 ± 1 ºC). Embora os insetos tenham atingido a fase adulta em todas as temperaturas, a fase larval foi reduzida a 31 ± 1 ºC, resultando em menor consumo de grãos. Por outro lado, parâmetros biológicos como viabilidade larval e pupal, peso de pupa e razão sexual não foram influenciados pela temperatura. Durante a fase adulta, a fecundidade foi similar para todas as temperaturas; no entanto, a viabilidade de ovos foi nula. A temperatura adequada para o desenvolvimento de C.virescens foi entre 25 ± 1 ºC e 28 ± 1 ºC. A temperatura de 31 ± 1 ºC afeta o desenvolvimento dos ovos, não permitindo uma nova geração da praga.
PALAVRAS-CHAVE: Chloridea (Heliothis) virescens (F.), Heliothinae, praga do milho, aquecimento global.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.