Compatibilidade e variabilidade fenotípica de acessos de goiabeira enxertados em porta-enxerto BRS Guaraçá: características vegetativas e de produção de frutos
Resumo
Um dos principais problemas enfrentados na produção de goiaba é o declínio causado pelo nematoide-das-galhas (Meloidogyne enterolobii), que possui ampla distribuição no Brasil. Objetivou-se avaliar a compatibilidade e variabilidade produtiva e morfológica de acessos de goiabeira enxertados em BRS Guaraçá, porta-enxerto com resistência ao nematoide-das-galhas. O experimento foi conduzido com 83 acessos do Banco de Germoplasma de Psidium (Petrolina, PE). As características avaliadas foram diâmetro do caule, diâmetro da copa I e II, altura da planta, número total de frutos, peso total do fruto, peso médio do fruto, peso da semente, peso da polpa, largura e comprimento do fruto. Com exceção da razão diâmetro do caule, todas as variáveis apresentaram diferenças significativas (p < 0,05), indicando variabilidade fenotípica. Os acessos avaliados não apresentaram sintomas de incompatibilidade, como rachaduras, exsudações e diferenças no diâmetro do caule na área enxertada, indicando alta compatibilidade. Os acessos formaram plantas vigorosas no segundo ciclo de colheita, com diâmetro médio de copa de 2,3 m e altura média de planta de 2,2 m, indicando, também, alta compatibilidade. Os acessos Gua64BA, Gua181ES, Gua06MA, Pedro Sato e Gua99AM apresentaram os maiores valores de polpa e peso de frutos (cerca de 160 g), enquanto Gua96AM, Gua70RO, Gua192ES, Gua01MA e Gua183ES apresentaram os maiores valores de produção de frutos (em torno de 20 kg planta-1), sendo recomendados para enxertia em BRS Guaraçá ou como potenciais genitores para o desenvolvimento populacional.
PALAVRAS-CHAVE: Psidium guajava, Meloidogyne enterolobii, infecção nematoide.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.