Variabilidade intraespecífica na suscetibilidade de Chrysodeixis includens (Walker) (Lepidoptera: Noctuidae) a inseticidas
Resumo
A lagarta falsa-medideira Chrysodeixis includens (Walker) é considerada o principal inseto desfolhador da cultura da soja, o qual contribui para a redução da produção. Para o seu manejo, um importante desafio é retardar sua resistência a inseticidas. Objetivou-se caracterizar a suscetibilidade de C. includens a flubendiamida, ciantraniliprole, espinetoram e metomil, bem como definir uma concentração diagnóstica para o monitoramento da resistência. Efetuou-se aplicação de inseticida sobre a superfície da dieta artificial. Para a curva dose-resposta, foram utilizadas concentrações que proporcionaram mortalidade entre 5 e 99 %, para estimar as concentrações letais (CL50 e CL99) e razões de resistência (RR50 e RR99). As concentrações diagnósticas foram definidas com base em concentrações que proporcionaram mortalidade entre 90 e 99 % na população suscetível de referência. Para flubendiamida e metomil, a redução na suscetibilidade proporcionou RR50 estimada em 6,2 a 24,2 e 4,4 a 19,6 vezes, respectivamente. Para ciantraniliprole e espinetoram, houve pouca diferença na suscetibilidade entre as populações, com RR99 inferior a 6,1 vezes. A partir das concentrações de 0,5053; 5,053; 0,1579; e 28,42 μg cm-², respectivamente para flubendiamida, ciantraniliprole, espinetoram e metomil, foram evidenciadas diferenças na suscetibilidade de C. includens.
PALAVRAS-CHAVE: Glycine max, Plusiinae, resistência a inseticidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.