Efeito do condicionamento no potencial fisiológico de sementes de milho sob estresse abiótico
Palavras-chave:
Zea mays, deterioração controlada, fenilalanina.Resumo
O estresse abiótico influencia diretamente no desempenho das sementes, sendo que sementes com baixo vigor, sob condições adversas, tendem a apresentar menor velocidade e percentual de germinação. A hidratação controlada das sementes com agentes químicos pode expressar o máximo potencial fisiológico das mesmas, mesmo quando submetidas a condições de estresse. Objetivou-se avaliar o potencial fisiológico de sementes de milho hidratadas com diferentes agentes químicos e submetidas a estresse abiótico (estresse hídrico induzido por polietileno glicol, hipóxia, baixa temperatura e estresse salino após deterioração controlada). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 2, sendo constituído por agentes químicos empregados na hidratação das sementes [testemunha - sem hidratação; controle com água; nitrato de cálcio (0.2%); aminoácido L-fenilalanina (0.05 %); aminoácido L-fenilalanina (0.5 %) + nitrato de cálcio (0.2 %)] e 2 lotes de sementes, com quatro repetições. A hidratação controlada com nitrato de cálcio propicia maior germinação e emergência de plântulas em condição de temperatura subótima, e sementes oriundas da deterioração controlada apresentam maior germinação com o uso de nitrato de cálcio mais fenilalanina na hidratação das sementes, independentemente do lote utilizado. De modo geral, a hidratação das sementes possibilitou maior expressão de vigor, mesmo que interação com os lotes tenha sido observada em algumas variáveis.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-09-2017
Como Citar
GOUVEIA, G. C. C.; BINOTTI, F. F. da S.; COSTA, E. Efeito do condicionamento no potencial fisiológico de sementes de milho sob estresse abiótico. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 328–335, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/46560. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.