Isolados de Trichoderma spp. com potencial de solubilização de fosfato e promoção de crescimento em tomateiro cereja
Palavras-chave:
Solanum lycopersicum L., fósforo, fitohormônios, homeopatia.Resumo
Fungos do gênero Trichoderma são importantes promotores de crescimento vegetal, por aumentarem a eficiência na utilização de nutrientes e atuarem como agentes de biocontrole. Objetivou-se a seleção de isolados de Trichoderma spp. com potencial de solubilização de fosfato e sua aplicação como promotores de crescimento em interação com preparados homeopáticos, em tomateiro cereja. Dentre 16 isolados de Trichoderma spp. obtidos em solos de áreas de produção orgânica de tomateiro testados in vitro, em conjunto com um produto comercial (Trichodermil®), dois apresentaram produção de ácido indolacético e solubilização de fosfato. O Trichoderma “R” foi o isolado de maior índice de velocidade de crescimento micelial, com duas vezes mais esporos do que o produto comercial.Um experimento in vivo também foi conduzido em estufa, para verificar o potencial de isolados de Trichoderma spp. e preparados homeopáticos no crescimento de tomateiro cereja, utilizando-se delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 3, com três isolados de Trichoderma e dois preparados homeopáticos (Phosphorus 6CH e Carbo vegetabilis 6CH) + tratamento sem homeopatia. Avaliou-se a área foliar e a massa seca das folhas e das raízes. Verificou-se que o isolado “R”, identificado como Trichoderma asperellum, foi eficiente na promoção de crescimento do tomateiro cereja, ao passo que os preparados homeopáticos aplicados não apresentaram efeito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-11-2017
Como Citar
FRANÇA, D. V. C.; KUPPER, K. C.; MAGRI, M. M. R.; GOMES, T. M.; ROSSI, F. Isolados de Trichoderma spp. com potencial de solubilização de fosfato e promoção de crescimento em tomateiro cereja. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 4, p. 360–368, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/46447. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.