Produtividade e índices morfofisiológicos de genótipos de arroz irrigado em ecossistemas contrastantes
Palavras-chave:
Oryza sativa L., ecofisiologia, época de semeadura, radiação solar.Resumo
A fenologia e o desenvolvimento da planta de arroz são eventos controlados por condições ambientais e fatores genéticos, sendo o potencial produtivo da cultura definido pela sua interação. Objetivou-se analisar o desempenho de genótipos de arroz irrigado em ecossistemas contrastantes e seus efeitos nas características morfofisiológicas. Dois ecossistemas foram analisados (tropical e subtropical), bem como cultivares recomendadas para regiões tropicais (BRS Catiana e BRS Jaçanã) e subtropicais (BRS Pampa, BRS 7 Taim e IRGA 424). O delineamento foi o de blocos casualizados, com quatros repetições, sendo fatores os genótipos, épocas de semeadura e sítios. Avaliou-se o desenvolvimento fenológico, dinâmica da biomassa, eficiência no uso da radiação e a produtividade de grãos. No ecossistema tropical, a demanda de graus-dia acumulados para o florescimento decresceu com maior magnitude que no subtropical, para as semeaduras tardias. No ecossistema subtropical, os valores de eficiência no uso da radiação foram similares e a produtividade elevada para todas as épocas de semeadura. Já no tropical, verificou-se variação nos valores de eficiência no uso da radiação e produtividade. Maiores acúmulos de graus-dia e de radiação solar na fase reprodutiva e de enchimento de grãos contribuíram para o aumento da produtividade em ambos os ecossistemas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04-09-2017
Como Citar
SANTOS, M. P. dos; ZANON, A. J.; CUADRA, S. V.; STEINMETZ, S.; CASTRO, J. R. de; HEINEMANN, A. B. Produtividade e índices morfofisiológicos de genótipos de arroz irrigado em ecossistemas contrastantes. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 253–264, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/45955. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.