Índices de vegetação na delimitação de zonas de manejo para a soja
Palavras-chave:
Glycine Max (L) Merr., agricultura de precisão, espectrorradiometria.Resumo
A delimitação de zonas para fins de manejo específico pode ser uma abordagem operacional e economicamente viável na agricultura de precisão. Objetivou-se investigar a relação entre índices espectrais amostrados durante diferentes estádios fenológicos da cultura da soja e as zonas de produtividade da lavoura. Atributos do solo estratificados em cada zona e a influência da altitude também foram estudados. Foram calculados os índices de razão simples, de vegetação por diferença normalizada e de vegetação ajustado ao solo, durante os estádios V6, R5 e R5.5 da soja. Procedeu-se à análise de dependência espacial via semivariogramas para os índices de vegetação, produtividade da soja e elevação do terreno. O mapa da produtividade foi tomado como referência para avaliar a concordância espacial com os diferentes mapas gerados a partir dos índices espectrais. Os valores médios de atributos químicos e granulométricos do solo foram calculados e analisados por teste de médias entre as zonas delineadas. A divisão do campo em duas zonas de manejo, em função da combinação da altitude, índice de razão simples do estádio V6 e índice de vegetação ajustado ao solo do estádio R5.5, foi a que apresentou maior concordância com o mapa de produtividade da soja. Foram identificadas diferenças nos teores de fósforo, argila e silte, nas zonas de manejo delineadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-07-2017
Como Citar
KUIAWSKI, A. C. M. B.; SAFANELLI, J. L.; BOTTEGA, E. L.; OLIVEIRA NETO, A. M. de; GUERRA, N. Índices de vegetação na delimitação de zonas de manejo para a soja. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 168–177, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/43904. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.