Aplicação foliar de hexaconazol ameniza efeitos de déficit hídrico em feijoeiro
Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris L., prolina, componentes de rendimento de grãos, antioxidantes.Resumo
Atualmente, o mundo está enfrentando muitos problemas, com relação à produtividade de safras. Dentre eles, o déficit hídrico é o mais ameaçador. Avaliou-se a possibilidade de aumentar a tolerância de feijoeiro ao déficit hídrico, durante dois estágios de crescimento, por meio da aplicação exógena de hexaconazole. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial, com três repetições. Hexaconazole (0 mg L-l, 10 mg L-l e 20 mg L-l) foi pulverizado na floração (R3), aos 60 dias após a semeadura, e no enchimento de grãos (R8), aos 90 dias após a semeadura. Após a aplicação, as plantas foram submetidas a deficiência hídrica, pela supressão da irrigação por sete dias. Apesar de todas as concentrações de hexaconazole terem melhorado a tolerância à deficiência hídrica, em plantas de feijão, a aplicação de 20 mg L-l proporcionou melhor proteção, em comparação com as outras concentrações (p < 0,01). A aplicação exógena de hexaconazole melhorou a tolerância ao déficit hídrico, em relação a plantas não tratadas com hexaconazole, afetando as características morfológicas, componentes de produtividade, clorofila total, prolina, teor relativo de água e antioxidantes enzimáticos (p < 0,01). Os resultados mostraram que a tolerância ao déficit hídrico induzida por hexaconazole, em feijoeiro, está relacionada com as alterações nas variáveis de crescimento e antioxidantes. Em conclusão, a aplicação de hexaconazole poderia melhorar o crescimento e o rendimento do feijoeiro sob condições de déficit hídrico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23-09-2016
Como Citar
CHEHELPAR, N.; TOHIDI-MOGHADAM, H. R.; GHOUSHCHI, F. Aplicação foliar de hexaconazol ameniza efeitos de déficit hídrico em feijoeiro. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 301–310, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/41432. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.