Palha e fertilização nitrogenada antecipada afetam atributos do solo e produtividade do arroz de terras altas
Palavras-chave:
Oryza sativa L., Cerrado, agricultura sustentável.Resumo
A presença de palha de plantas de cobertura e a aplicação de N todo na semeadura podem proporcionar alterações significativas na população microbiana, com reflexos na dinâmica de N no solo e na planta de arroz. Objetivou-se determinar o efeito da antecipação da aplicação de doses de N sobre as formas de N mineral e carbono da biomassa microbiana no solo, bem como na atividade da enzima redutase do nitrato, e a produtividade de arroz de terras altas cultivado sob sistema plantio direto (SPD). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por doses de N (0 kg ha-1, 40 kg ha-1, 80 kg ha-1 e 120 kg ha-1) e pela presença ou ausência de palha de cobertura de U. brizantha. A manutenção da palha na superfície do solo reduz os teores de amônio e aumenta os teores de carbono da biomassa microbiana no solo. A aplicação de doses crescentes de N no solo proporciona incrementos nos teores de nitrato e amônio no solo, até 28 dias após a emergência. A atividade da enzima redutase do nitrato nas plantas aumenta e os teores de amônio e nitrato no solo diminuem com o desenvolvimento da cultura. O número de panículas e a produtividade de grãos do arroz de terras altas aumentam com o incremento na adubação nitrogenada, mas diminuem com a presença de palha de U. brizantha. Assim, recomenda-se o uso da adubação antecipada de N na cultura do arroz de terras altas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-09-2016
Como Citar
NASCENTE, A. S.; LANNA, A. C. Palha e fertilização nitrogenada antecipada afetam atributos do solo e produtividade do arroz de terras altas. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 284–291, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/41386. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.