VALIDAÇÃO DO MODELO PSICROMÉTRICO COMBINADO USADO NO PROCESSAMENTO DAS TEMPERATURAS OBTIDAS PELO PSICRÔMETRO COM VENTILAÇÃO NATURAL
Palavras-chave:
Psicrometria, processamento de dados, aeraçãoResumo
As tabelas psicrométricas, normalmente empregadas nas estações e nos postos meteorológicos de superfície, para a determinação da umidade relativa são inadequadas ao trabalho com grande volume de registros da temperatura do ar. O obstáculo foi superado com o emprego de um modelo matemático, que combina algumas equações psicrométricas, viabilizando-se a montagem de um arquivo de acesso aleatório, contendo os registros diários de temperatura lidos no psicrômetro e nos termômetros de máxima e de mínima. O modelo combinado, acessível ao computador através de um programa executável em linguagem Pascal, fornece valores da umidade relativa em função das temperaturas de bulbo seco e de bulbo úmido, corrigidos pela média mensal da pressão barométrica local, estreitamente correlacionados com aqueles obtidos nas tabelas psicrométricas do Instituto Nacional de Meteorologia. Outrossim, além da umidade relativa do ar ambiente, o programa permite a saída dos seguintes parâmetros: temperatura do ponto de orvalho, umidade absoluta e volume específico.
PALAVRAS-CHAVE: Psicrometria; processamento de dados; aeração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.