EFEITO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE MILHO (Zea mays L.), VISANDO AO CONTROLE DE Fusarium moniliforme (SHELD)
Palavras-chave:
Fusarium, sementes, milho, Zea maysResumo
O trabalho foi desenvolvido na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia GO) e objetivou avaliar o efeito de produtos fitossanitários individualmente ou em misturas, aplicados em sementes de milho (Zea mays L.), para o controle de Fusarium moniliforme. Para 100kg de sementes foram utilizados os fungicidas tolyfluanid (50 e 75g.i.a), tolyfluanid + metiltiofanato (50 + 40 e 50 + 50g.i.a), captan 750 (120g.i.a). Avaliaram-se a incidência de Fusarium moniliforme nas sementes, a emergência de plântulas e o peso da parte aérea verde. Todos os tratamentos foram eficientes na redução da incidência do fungo nas sementes. Quanto à emergência de plântulas e ao peso da parte aérea verde, as misturas tolyfluanid + metiltiofanato não diferiram entre si estatisticamente e foram superiores à testemunha não tratada. Entre os demais tratamentos e a testemunha, estes padrões não apresentaram diferença estatística.
PALAVRAS-CHAVE: Fusarium; sementes; milho; Zea mays.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.