AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA ADUBADORA À TRAÇÃO ANIMAL, COM DIFERENTES SISTEMAS DE SULCADORES, REGULAGENS DE DISCO DE CORTE E COBERTURAS MORTAS, NO PLANTIO DIRETO DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L.)
Palavras-chave:
Plantio direto, semeadora, tração animalResumo
Em um experimento realizado na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (GO), no ano de 1997, fez-se a avaliação de desempenho de uma semeadora-adubadora a tração animal, no plantio direto do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). O ensaio foi conduzido em um latossolo vermelho-escuro distrófico, textura média, num delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições, num fatorial 2 x 2 x 3 (dois tipos de cobertura morta, duas regulagens para o disco de corte e três sistemas de sulcador). A semeadora-adubadora avaliada não atendeu plenamente às exigências agronômicas para a semeadura direta do feijão. Massa e densidade de cobertura menores propiciaram melhor distribuição de sementes e maior população de plantas. O sistema de regulagem do disco de corte, com encaixe na roda limitadora de profundidade, propiciou maior profundidade de adubação e menor percentual de sementes descobertas. O sistema sulcador do tipo disco duplo defasado proporcionou menor profundidade de adubação, maior percentual de sementes descobertas e menor população de plantas que os sistemas providos de sulcador do tipo facão.
PALAVRAS-CHAVE: Plantio direto; semeadora; tração animal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.