COMPONENTES BIÓTICOS DE UM CAMPO DE PESQUISA SOB QUATRO SISTEMAS DE MANEJO DE SOLO
Palavras-chave:
Matéria orgânica, pH, patógenos do solo, plantio direto, aração profunda, escarificação, gradagem, aivecagemResumo
A matéria orgânica foi estudada em latossolo roxo eutrófico, sob vegetação de cerrado, em Santa Helena (GO), Brasil, em região tradicional em plantio direto, em locais onde estavam sendo realizados quatro sistemas de manejo durante dois anos: plantio direto (PD), aração profunda (AP), grade aradora (GA) e escarificação profunda (EP). As ervas daninhas observadas na área produziram 2.369, 124, 243, 640 kg/ha de matéria seca no PD, AP, GA e EP, respectivamente, colhidos 30 dias após o preparo do solo. A matéria orgânica concentrou-se na camada arável do solo onde se realizou o plantio direto (PD) e dispersou nas camadas mais profundas onde se utilizou a aração profunda (AP). A escarificação profunda (EP) comportou-se semelhantemente ao plantio direto (PD). Os valores de pH mais baixos foram verificados na camada arável do solo sob manejo do plantio direto. Maior número de fungos e bactérias foi observado nas áreas de plantio direto (PD), bem como de propágulos de Rhizoctonia solani e Fuzariun solani.
PALAVRAS-CHAVE: Matéria orgânica; pH; patógenos do solo; plantio direto; aração profunda; escarificação; gradagem; aivecagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.