EFICIÊNCIA DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS PULVERIZADOS NA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.), NO CONTROLE DA MANCHA PARDA (Septoria glycines) E CRESTAMENTO FOLIAR-MANCHA PÚRPURA DOS GRÃOS (Cercospora kikuchii)
Palavras-chave:
Soja, Cercospora kikuchii, Septoria glycinesResumo
Cultura de soja (Glycine max), variedade Crixás, cultivada a campo, naturalmente infectada por Cercospora kikuchii e Septoria glycines, foi pulverizada uma ou duas vezes com diferentes dosagens de produtos fitossanitários. Foram avaliados o nível de infecção nas folhas e sementes, nível de desfolha e rendimento de grãos. Entre os produtos testados, o mais eficiente foi o azoxystrobin, que foi superior ao difeconazole e benomyl, comparando-se à testemunha. Entre os tratamentos com fungicida não houve diferença estatística significante ao nível de 5% de probabilidade, fato este também constatado quando se comparam os tratamentos com fungicida e a testemunha, em relação à produção de grãos.
PALAVRAS-CHAVE: Soja; Cercospora kikuchii; Septoria glycines.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.