COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE MELHORAMENTO DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) PARA O INCREMENTO DA FIXAÇÃO SIMBIÓTICA DE NITROGÊNIO
Palavras-chave:
Nodulação, N-total, produtividade de grãosResumo
A produtividade do feijão pode ser melhorada pelo incremento da sua capacidade de fixar nitrogênio através de bactérias do gênero Rhizobium. Este estudo comparou duas metodologias de melhoramento – linhas derivadas de F2 (LDF2) e descendência de uma única semente (SSD), – em um cruzamento entre as cultivares Negro Argel (bom fixador simbiótico de nitrogênio) e Rio Tibagi (baixo potencial simbiótico de nitrogênio), com nitrogênio mineral ou inoculação com Rhizobium. Dezoito famílias foram selecionadas em F4 pelo método LDF2, com base no N total nos grãos, e sessenta sementes foram avançadas até F5 sem seleção, pelo método SSD. As famílias selecionadas em F4 (LDF2) foram superiores para o potencial de fixação de nitrogênio e produção de grãos, em comparação com famílias conduzidas sem seleção (SSD). As famílias F4 selecionadas no tratamento com nitrogênio mineral mostraram uma tendência a responder menos à inoculação, do que as famílias selecionadas no tratamento com Rhizobium. Além disso, as famílias selecionadas no tratamento com Rhizobium mostraram melhores respostas no tratamento com nitrogênio mineral. A mesma tendência foi observada para as famílias que responderam a ambas as fontes de nitrogênio. Neste estudo foi observado que a seleção sob o tratamento com Rhizobium proporciona oportunidade para os melhoristas selecionarem genótipos de feijão com potencial para aumentar afixação de nitrogênio e a produtividade de grãos.
PALAVRA-CHAVE: Nodulação; N-total; produtividade de grãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.