ESTUDO COMPARATIVO DE MODELOS DE ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA ALGUMAS LOCALIDADES NO ESTADO DE GOIÁS E DISTRITO FEDERAL
Palavras-chave:
Evapotranspiração, irrigação, Penman-MonteithResumo
Avaliaram-se diferentes modelos de estimativa da evapotranspiração de referência e fez-se a comparação com modelo Penman-Monteith, para algumas localidades no Estado de Goiás e Distrito Federal. Foram ajustadas equações de regressão linear entre este e os modelos FAO-Penman (Pn), FAO-Radiação (Ra), e Hargreaves (Hg). Para as localidades estudadas ode-se concluir que os valores diários de ETo foram melhores estimados pelos modelos de Pn, Hg seguido do Ra, e que ambos modelos superestimaram ETo, quando comparados com a padrão de PM, o que mostra a necessidade da obtenção de coeficientes locais para melhor estimar ETo por esses modelos.
PALAVRAS-CHAVE: Evapotranspiração; irrigação; Penman-Monteith.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.