IMPORTÂNCIA RELATIVA DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE DECISÃO SOBRE INOVAÇÕES AGRÍCOLAS. ZONA DO TRIÂNGULO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Gabriel Canedo Quiroga UFG
  • Carlos M. Andreotti UFV
  • Miguel Ribon UFV
  • Rolf Eduardo Pulschen UFV
  • Francisco Machado Filho UFV

Resumo

No presente estudo procurou-se analisar a importância relativa dos canais de comunicação nas etapas de Conhecimento, Persuasão e Decisão do Processo de Decisão sobre a Inovação e alguns hábitos de comunicação dos produtores de algodão da Zona do Triângulo de Minas Gerais. O modelo conceitual adotado foi derivado do modelo de adoção individual proposto por ROGERS e SHOEMAKER (1971). O método utilizado para a obtenção dos dados foi o “Survey Method”, através de questionário pré-testado, tendo sido entrevistados 155 produtores. Através da análise tabular observou-se que os técnicos foram o canal de comunicação mais utilizado nas três etapas estudadas, seguido pelos vizinhos, parentes e amigos na etapa de Conhecimento e pelo canal egocêntrico nas etapas de Persuasão e Decisão. Os produtores são expostos intensamente aos meios eletrônicos de comunicação à massa (rádio e televisão) porém não aos meios escritos. Os agentes de mudança da área não utilizam estes meios de comunicação de inovações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-11-2007

Como Citar

QUIROGA, G. C.; ANDREOTTI, C. M.; RIBON, M.; PULSCHEN, R. E.; MACHADO FILHO, F. IMPORTÂNCIA RELATIVA DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE DECISÃO SOBRE INOVAÇÕES AGRÍCOLAS. ZONA DO TRIÂNGULO DE MINAS GERAIS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 1–22, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2267. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico