PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E CONCENTRAÇÃO DE MACRONUTRIENTES EM Brachiaria decumbens SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO
Palavras-chave:
Brachiaria, Calopogonium, argissoloResumo
O cultivo de pastagens por longo tempo, sob diferentes sistemas de manejo, pode causar alterações na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes na parte aérea das plantas. Em experimento conduzido na estação experimental da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), no município de Itambé, Estado de Pernambuco, foram estudados os efeitos de diferentes sistemas de manejo com pastagens na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes da parte aérea das plantas. Os sistemas de manejo consistiram de uma área fertilizada e sob pastagens de Brachiaria decumbens consorciada com Calopogonium mucunoides; uma área fertilizada e cultivada com pastagens de B. decumbens não consorciada; uma área disseminada naturalmente e não fertilizada; e uma área disseminada naturalmente, não fertilizada e com presença de leguminosas nativas do gênero Sesbania. A parte aérea das plantas foi coletada a 0,15 m de altura, para determinação da produção de matéria seca da parte aérea e concentração de N, P, K, Ca e Mg. As áreas fertilizadas com B. decumbens ou com B. decumbens consorciada com C. mucunoides promoveram as maiores concentrações de N, P e K, nas épocas chuvosa e seca, e maior produção de matéria seca da parte aérea das plantas, na época seca, em relação aos outros tratamentos estudados.
PALAVRAS-CHAVE: Brachiaria; Calopogonium; argissolo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.