Tratamento de sementes de alface com soluções aquosas de cério e lantânio

Autores

  • Ana Paula Piccinin Barbieri Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Carolina Grigoletto Espíndola Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Nilson Lemos de Menezes Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Daniela Florinda Soares Henrique Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Lactuca sativa L., elementos terras raras, vigor de sementes.

Resumo

Elementos terras raras, ou lantanídeos, são importantes no crescimento de plantas e podem trazer benefícios à germinação e vigor de sementes, quando incorporados ao tratamento de sementes. Deste modo, este trabalho objetivou avaliar o desempenho inicial de sementes de alface submetidas ao tratamento com cério (Ce) e lantânio (La), bem como a absorção destes nutrientes. Para tal, sementes de alface (cultivar Regina) foram imersas em solução aquosa de Ce ou La, em experimentos distintos, nas concentrações de Ce de 0,0 mg L-1; 5,0 mg L-1; 10,0 mg L-1; 15,0 mg L-1; 20,0 mg L-1; e 25,0 mg L-1; e nas concentrações de La de 0,0 mg L-1; 2,0 mg L-1; 6,0 mg L-1; 12,0 mg L-1; 20,0 mg L-1; e 30,0 mg L-1, por uma hora. Foram realizados testes de germinação, primeira contagem da germinação, massa seca de plântulas e comprimentos total, da raiz e da parte aérea. Além disto, determinou-se a quantidade de Ce e La absorvida pelas sementes e plântulas. Concluiu-se que o tratamento de sementes com cério e lantânio não proporcionou aumento na germinação de sementes, porém, estimulou o crescimento de plântulas. Quando estes elementos são aplicados em sementes de alface, na forma de solução aquosa, são absorvidos pelas sementes e translocados para as plântulas.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Paula Piccinin Barbieri, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Área de Tecnologia de Sementes e Manejo e nutrição de culturas agrícolas.

Downloads

Publicado

15-04-2013

Como Citar

BARBIERI, A. P. P.; ESPÍNDOLA, M. C. G.; MENEZES, N. L. de; HENRIQUE, D. F. S. Tratamento de sementes de alface com soluções aquosas de cério e lantânio. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 104–109, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/20847. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Produção Vegetal