EFEITOS DA RADIAÇÃO GAMA SOBRE OS DIFERENTES ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DA BROCA DO CAFÉ Hypothenemus hampei Ferr., 1867 ( Coleoptera Scolytidae)
Resumo
Foi realizado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP - São Paulo, um experimento visando a controlar a broca do café Hypothenemus hampei Ferr., 1867 em café despolpado, através da radiação gama de uma fonte de Cobalto 60. Pelos resultados obtidos, constatou-se que as doses letais para adultos, fora e dentro dos grãos, foram 475 e 525 krad respectivamente, constatando-se também que houve absorção de radiações pelos grãos. Para larvas, a dose letal foi de 350 krad e para pupas de 400 krad. Nos insetos tratados com 15 krad houve maior sobrevivência de todas as fases de desenvolvimento; as larvas resistiram por um período de 21 dias; as pupas por 15 e os adultos foram mais resistentes, sobrevivendo por um período de 60 dias. Todavia, não foi constatada descendência, concluindo-se portanto que a dose esterilizante é menor que 15 krad. Com base nos resultados obtidos, conclui-se ainda, que a melhor faixa de tratamento encontra-se entre 25 e 50 krad uma vez que houve controle total de adultos em 36 dias; de pupas em 9 dias e de larvas em 6 dias, constatando-se outrossim que as fases prejudiciais, ou seja, larvas e adultos, a partir do 3° dia após os tratamentos, não mais se alimentaram.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.