EFEITO DA EMBALAGEM COM SACOS DE POLIETILENO NO COMPORTAMENTO DO AMIDO NA POLPA DE BANANA DO CULTIVAR PRATA (Musa sp.) NO PERÍODO DE CONSERVAÇÃO E MATURAÇÃO
Resumo
Neste trabalho estudou-se o comportamento do amido da polpa de banana do cultivar “Prata" (Musa sp.), sob os seguintes tratamentos: Testemunha, sem embalagem; Plástico perfurado; Plástico perfurado, contendo absorvente; Plástico sem perfuração; Plástico, sem perfuração, contendo absorvente. As bananas tratadas, foram acondicionadas em uma câmara com temperatura constante de 22 ± 1°C e umidade relativa de 90 ± 3%. Uma vez por dia era feita a ventilação da câmara. De dois em dois dias, retiravam-se amostras de cada tratamento e faziam-se as análises. Com auxílio das análises estatísticas dos dados obtidos conclui-se que: a. A embalagem com polietileno atrasa o início da queda do amido, mas não impede a sua transformação. b. a percentagem de amido na polpa, permanece constante até que, em dado momento, que varia com os tratamentos, inicia a sua variação. c. O uso de absorvente de etileno dentro da embalagem plástica, sem perfuração, atrasa mais o início da queda do amido, mas não impede que os frutos se tornem imprestáveis para o consumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.