QUALIDADE DE BISCOITOS FORMULADOS COM DIFERENTES TEORES DE FARINHA DE AMÊNDOA DE BARU (Dipteryx alata Vog.)

Autores

  • Manoel Soares Soares Júnior
  • Márcio Caliari
  • Maria Célia Lopes Torres
  • Rosângela Vera
  • Juliana de Souza Teixeira
  • Lorena Cozac Alves

Palavras-chave:

Biscoitos, avaliação sensorial

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de biscoitos cookie formulados com diferentes teores de farinha de amêndoa de baru (Dipteryx alata Vog.) em substituição à farinha de trigo e fécula de mandioca. Os critérios de qualidade foram apreferência sensorial, a composição química dos biscoitos e a resistência à quebra por vibração. Observou-se que a formação de partículas finas não diferiu (p > 0,05) entre os tratamentos, variando entre 2,5% no biscoito com 8% de farinha de amêndoa de baru e 3,3% no biscoito com 2% de farinha de amêndoa de baru. Os provadores consideraram os tratamentos com 4% e 8% de farinha de amêndoa de baru com a mesma aparência do tratamento controle (p > 0,05). Em relação ao sabor, os tratamentos não diferiram (p > 0,05) do controle. A textura também não diferiu (p > 0,05) entre os tratamentos. A adição gradual da farinha de amêndoa de baru aos biscoitos elevou os teores de proteínas, lipídeos, ferro, cálcio e fibra e reduziu o teor de carboidratos totais. Conclui-se que a adição de 8% de farinha de amêndoa de baru melhora a qualidade nutricional do biscoito, não interferindo na preferência sensorial dos consumidores e na resistência à quebra por vibração.

PALAVRAS-CHAVE: Biscoitos; avaliação sensorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Soares Soares Júnior

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás, Caixa Postal 131, CEP 74001-970, Goiânia, GO.
E-mail: manoel@agro.ufg.br;

Downloads

Publicado

16-10-2007

Como Citar

SOARES JÚNIOR, Manoel Soares; CALIARI, Márcio; TORRES, Maria Célia Lopes; VERA, Rosângela; TEIXEIRA, Juliana de Souza; ALVES, Lorena Cozac. QUALIDADE DE BISCOITOS FORMULADOS COM DIFERENTES TEORES DE FARINHA DE AMÊNDOA DE BARU (Dipteryx alata Vog.). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 51–56, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/1869. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico