PERFIL DO CONSUMIDOR E OSCILAÇÕES DE PREÇOS DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS

Autores

  • Silmara de Carvalho Barbosa Universidade Federal de Goiás
  • Magda Beatriz de Almeida Matteucci Universidade Federal de Goiás
  • Wilson Mozena Leandro Universidade Federal de Goiás
  • Anderson Fernandes Leite Universidade Federal de Goiás
  • Érika Lidia Silva Cavalcante Universidade Federal de Goiás
  • Gustavo Queiroz Evangelista de Almeida Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Alimentos orgânicos, mercado consumidor, hortaliças.

Resumo

Em todo o mundo, o consumo de alimentos naturais tem aumentado significativamente, e o termo “orgânico” tem se destacado. Em face disto, buscou-se conhecer o perfil do consumidor de alimentos orgânicos, no município de Goiânia (GO), bem como saber quais são as principais dificuldades por ele encontradas, na aquisição destes produtos. Fez-se, também, um levantamento de preços, a fim de serem comparados alimentos orgânicos e convencionais. O principal problema apontado pelos entrevistados, quanto à dificuldade no consumo, foi o fator preço, seguido pela disponibilidade de produtos. Abóbora (Curcubita moschata), berinjela (Solanum melongena), beterraba (Beta vulgaris L.), cenoura (Daucus carota L.), jiló (Solanum gilo Raddi) e pepino (Cucumis sativus) foram os produtos que mais apresentaram variação percentual no preço (convencional x orgânico).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2011

Como Citar

BARBOSA, S. de C.; MATTEUCCI, M. B. de A.; LEANDRO, W. M.; LEITE, A. F.; CAVALCANTE, Érika L. S.; ALMEIDA, G. Q. E. de. PERFIL DO CONSUMIDOR E OSCILAÇÕES DE PREÇOS DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 4, p. 602–609, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/11854. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Desenvolvimento Rural e Agronegócio