COMPARAÇÃO DE SISTEMAS DE COLHEITA MECANIZADA E SEMIMECANIZADA NA PERDA, DANO MECÂNICO E IMPUREZA DE GRÃOS NA CULTURA DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L.)

Autores

  • Luciano Rodrigo Machado Costa UFG
  • Antônio Pasqualetto UFG

Palavras-chave:

Feijão, culturas anuais, mecanização agrícola

Resumo

As dificuldades constatadas na colheita mecanizada do feijoeiro ainda constitui em um obstáculo para a expansão da cultura. Diante disto, o CNPAF vem se esforçando para o melhoramento da espécie buscando características adequadas à colheita mecanizada. A cultivar Safira atende a este objetivo. Neste sentido foi realizado um experimento na Fazenda Três Irmãos, no município de Santa Helena de Goiás (GO), onde se compararam três sistemas de colheita, objetivando avaliar perdas de grãos, bem como a qualidade do produto colhido, através da análise de grãos quebrados e impurezas, na cultivar Safira. Os resultados demonstraram que a colheita mecanizada do feijoeiro para a cultivar Safira é viável. A automotriz recolhedora causa menor perda de grãos, mas o dano mecânico é elevado; a recolhedora-trilhadora apresentou perda satisfatória, apesar de exigir manuseio adequado.

PALAVRAS-CHAVE: Feijão; culturas anuais; mecanização agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-12-2007

Como Citar

COSTA, L. R. M.; PASQUALETTO, A. COMPARAÇÃO DE SISTEMAS DE COLHEITA MECANIZADA E SEMIMECANIZADA NA PERDA, DANO MECÂNICO E IMPUREZA DE GRÃOS NA CULTURA DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L.). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 35–38, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2887. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico