Primeiro relato de Quinisulcius capitatus (Allen, 1955) Siddiqi, 1971 (Telotylenchidae) na Costa Rica: caracterização morfológica e molecular

Autores

  • Walter Peraza Padilla
  • Roy Artavia Carmona
  • Jefferson Aráuz Badilla
  • Irena Hilje Rodríguez

Resumo

Durante uma pesquisa de nematoides parasitas de plantas na Costa Rica, Quinisulcius capitatus foi isolado e identificado pela primeira vez em três locais: Barva e Santa Bárbara na província de Heredia, e Vázquez de Coronado na província de San José. Os nematoides foram extraídos de amostras de solo pelo método de centrifugação-flotação em solução de açúcar, e os espécimes descritos e caracterizados com base na taxonomia integrativa. Os nematoides adultos de Q. capitatus estão de acordo com a população tipo, mas apresentaram leves variações morfométricas com relação àqueles originalmente descritos: comprimento do corpo de 649,5-875,7 vs. 630-850, comprimento do estilete de 13,7-17 vs. 16-18 e porcentagem de vulva de 52,7-59,9 vs. 51-58. Os segmentos de expansão D2-D3 do rDNA 28S das populações recuperadas foram sequenciados e usados ​​na análise filogenética. As populações da Costa Rica mostraram alta similaridade e formaram um clado separado com as populações do Paquistão e da Etiópia depositadas no banco de dados GenBank®. Este estudo amplia a distribuição geográfica da espécie e fornece a primeira caracterização morfométrica e molecular de Q. capitatus da Costa Rica.

PALAVRAS-CHAVE: Nematoide parasita de plantas, nematoide de atrofia, taxonomia integrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-11-2024

Como Citar

PERAZA PADILLA, W.; ARTAVIA CARMONA, R.; ARÁUZ BADILLA, J.; HILJE RODRÍGUEZ, I. Primeiro relato de Quinisulcius capitatus (Allen, 1955) Siddiqi, 1971 (Telotylenchidae) na Costa Rica: caracterização morfológica e molecular. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e80198, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/80198. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Nota Científica