Influência da irrigação, tamanho do cladódio, época de colheita e adição de ácido cítrico nas propriedades da mucilagem de palma forrageira

Autores

  • Franquielle Ribeiro de Oliveira
  • Kelem Silva Fonseca
  • Alexandre Maniçoba da Rosa Ferraz Jardim
  • Jheizon Feitoza do Nascimento Souza
  • Ellen Karine Diniz Viégas
  • Anderson Rodrigo da Silva
  • Adriano do Nascimento Simões

Resumo

A palma forrageira é uma cultura altamente resistente, e oferece benefícios em sua mucilagem para a indústria devido às suas propriedades físico-químicas. Objetivou-se analisar o efeito do manejos de irrigação, época de colheita, tamanho do cladódio e adição de ácido cítrico durante o processamento no rendimento agroindustrial e nas propriedades físico-químicas de mucilagem extraída de cladódios de Nopalea cochenillifera clone Miúda cultivados em sequeiro e irrigados. Foram medidos o rendimento, teor de sólidos solúveis, acidez titulável, pH, teor de K+ e Na+, e condutividade elétrica na mucilagem. As práticas de manejo no campo resultaram em alterações nos fitoquímicos estudados. No cultivo de sequeiro, a colheita noturna dos cladódios maiores aumentou os teores de K+ e sólidos solúveis. A adição de ácido cítrico à extração da mucilagem resultou em maiores quantidades de sólidos solúveis, acidez titulável e condutividade elétrica e menores valores de pH. A maior disponibilidade hídrica promoveu maiores rendimentos de mucilagem.

PALAVRAS-CHAVE: Nopalea cochenillifera (L.) Salm-Dyck, Cactaceae, hidrocoloide, acidez titulável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2022

Como Citar

OLIVEIRA, F. R. de; FONSECA, K. S.; JARDIM, A. M. da R. F.; SOUZA, J. F. do N.; DINIZ VIÉGAS, E. K. .; SILVA, A. R. da; SIMÕES, A. do N. Influência da irrigação, tamanho do cladódio, época de colheita e adição de ácido cítrico nas propriedades da mucilagem de palma forrageira. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 52, p. e72559, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/72559. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigo Científico