Potencial de espécies de bambu para a produção de briquetes
Resumo
O bambu é uma planta versátil e amplamente utilizada na alimentação, fabricação de utensílios, construção civil e usos ambientais. O uso energético dos colmos ou resíduos de outras aplicações é uma alternativa cada vez mais promissora e compatível com os princípios do desenvolvimento sustentável. Objetivou-se avaliar o potencial de quatro espécies de bambu (Bambusa vulgaris, Phyllostachys bambusoides, Phyllostachys edulis e Phyllostachys nigra) para a produção de briquetes. Avaliaram-se o teor de umidade, densidade aparente, resistência à compressão, composição química imediata, poder calorífico superior e densidade energética. Os briquetes tiveram densidade aparente variando de 1,109 g cm-3 a 1,228 g cm-3; resistência à compressão de 4,68 MPa a 5,82 MPa; teor de voláteis de 79,01 % a 82,25 %; teor de carbono fixo de 15,26 % a 20,18 %; teor de cinzas de 0,38 % a 2,49 %; poder calorífico superior de 4.571 kcal kg-1 a 4.716 kcal kg-1; e densidade energética de 5,08 Gcal m-3 a 5,84 Gcal m-3. Os briquetes produzidos a partir de P. nigra apresentaram melhor qualidade energética, seguidos dos briquetes de P. edulis, P. bambusoides e B. vulgaris. Diante dos resultados, pode-se aferir que as quatro espécies de bambu são matérias-primas alternativas para a geração de energia.
PALAVRAS-CHAVES: Bambusa vulgaris, Phyllostachys bambusoides, Phyllostachys edulis, Phyllostachys nigra, combustíveis renováveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.