GEOTECNOLOGIA APLICADA NA AVALIAÇÃO DO USO DAS TERRAS DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE, GOIÁS

Autores

  • Marco Túlio Guimarães Silva IBAMA_DF
  • Marilusa Pinto Coelho Lacerda Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - FAV_UnB
  • Aurélio Alves Amaral Chaves Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - FAV_UnB

Palavras-chave:

Aptidão agrícola, geoprocessamento, sensoriamento remoto, microbacias

Resumo

O desenvolvimento agropecuário no Estado de Goiás demanda utilização crescente de terras, por vezes de maneira inadequada, podendo proporcionar degradação ambiental. Este trabalho objetivou avaliar a adequação do uso das terras na Microbacia do Ribeirão João Leite, Goiás, Brasil (entre 16°13´S e 16°39´S, e 48°57´S e 49°11´W), utilizando-se geotecnologias. Por meio do software Spring, foram gerados mapas temáticos, baseados nos fatores determinantes das condições agrícolas das terras (deficiência de fertilidade, água e oxigênio, impedimento à mecanização e susceptibilidade à erosão), para a elaboração dos mapas de aptidão agrícola, das terras da área de estudo, nos manejos B e C. Foi, também, elaborado o mapa de uso e ocupação das terras, o qual foi, posteriormente, submetido a operações de tabulação cruzada com os mapas gerados de aptidão agrícola, obtendo-se a adequação do uso das terras. Os resultados constataram que a maior parte das terras da área estudada apresenta utilização de acordo ou abaixo do seu potencial agrícola, com 71,34% e 66,16%, respectivamente, nos níveis de manejo B e C. Observou-se, ainda, que apenas 1,81% (manejo B) e 0,92% (manejo C) da área apresentam suas terras com uso inadequado. Estes resultados caracterizam sustentabilidade da utilização agropecuária das terras da Microbacia do Ribeirão João Leite.

PALAVRAS-CHAVE: Aptidão agrícola; geoprocessamento; sensoriamento remoto; microbacias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Túlio Guimarães Silva, IBAMA_DF

Mestrado em Ciências Agrárias  pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, analista ambiental do IBAMA-DF, área de concentração em Solos e Geoprocessamento.

Marilusa Pinto Coelho Lacerda, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - FAV_UnB

Professora adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, área de concentração em Solos e Geoprocessamento.

Aurélio Alves Amaral Chaves, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - FAV_UnB

Mestrado em Ciências Agrárias  pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - FAV-UnB, Professor da FAV-UnB, área de concentração em Solos e Geoprocessamento.

Downloads

Publicado

25-11-2009

Como Citar

SILVA, Marco Túlio Guimarães; LACERDA, Marilusa Pinto Coelho; CHAVES, Aurélio Alves Amaral. GEOTECNOLOGIA APLICADA NA AVALIAÇÃO DO USO DAS TERRAS DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE, GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 39, n. 4, p. 330–337, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3842. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico