GEOTECNOLOGIA APLICADA NA AVALIAÇÃO DO USO DAS TERRAS DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE, GOIÁS

Autores

  • Marco Túlio Guimarães Silva IBAMA_DF
  • Marilusa Pinto Coelho Lacerda Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - FAV_UnB
  • Aurélio Alves Amaral Chaves Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - FAV_UnB

Palavras-chave:

Aptidão agrícola, geoprocessamento, sensoriamento remoto, microbacias

Resumo

O desenvolvimento agropecuário no Estado de Goiás demanda utilização crescente de terras, por vezes de maneira inadequada, podendo proporcionar degradação ambiental. Este trabalho objetivou avaliar a adequação do uso das terras na Microbacia do Ribeirão João Leite, Goiás, Brasil (entre 16°13´S e 16°39´S, e 48°57´S e 49°11´W), utilizando-se geotecnologias. Por meio do software Spring, foram gerados mapas temáticos, baseados nos fatores determinantes das condições agrícolas das terras (deficiência de fertilidade, água e oxigênio, impedimento à mecanização e susceptibilidade à erosão), para a elaboração dos mapas de aptidão agrícola, das terras da área de estudo, nos manejos B e C. Foi, também, elaborado o mapa de uso e ocupação das terras, o qual foi, posteriormente, submetido a operações de tabulação cruzada com os mapas gerados de aptidão agrícola, obtendo-se a adequação do uso das terras. Os resultados constataram que a maior parte das terras da área estudada apresenta utilização de acordo ou abaixo do seu potencial agrícola, com 71,34% e 66,16%, respectivamente, nos níveis de manejo B e C. Observou-se, ainda, que apenas 1,81% (manejo B) e 0,92% (manejo C) da área apresentam suas terras com uso inadequado. Estes resultados caracterizam sustentabilidade da utilização agropecuária das terras da Microbacia do Ribeirão João Leite.

PALAVRAS-CHAVE: Aptidão agrícola; geoprocessamento; sensoriamento remoto; microbacias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Túlio Guimarães Silva, IBAMA_DF

Mestrado em Ciências Agrárias  pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, analista ambiental do IBAMA-DF, área de concentração em Solos e Geoprocessamento.

Marilusa Pinto Coelho Lacerda, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - FAV_UnB

Professora adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, área de concentração em Solos e Geoprocessamento.

Aurélio Alves Amaral Chaves, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - FAV_UnB

Mestrado em Ciências Agrárias  pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - FAV-UnB, Professor da FAV-UnB, área de concentração em Solos e Geoprocessamento.

Downloads

Publicado

25-11-2009

Como Citar

SILVA, M. T. G.; LACERDA, M. P. C.; CHAVES, A. A. A. GEOTECNOLOGIA APLICADA NA AVALIAÇÃO DO USO DAS TERRAS DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE, GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 39, n. 4, p. 330–337, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3842. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigo Científico