COMPORTAMENTO DE GENÓTIPOS DE ARROZ DE TERRAS ALTAS SOB SISTEMAS DE PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL

Autores

  • Moizés de Sousa Reis
  • Antônio Alves Soares
  • Vanda Maria de Oliveira Cornélio
  • Plínio Cesar Soares
  • Janine Magalhães Guedes
  • Geovani Tadeu Costa Júnior

Palavras-chave:

Oryza sativa, melhoramento genético, sistema de plantio

Resumo

O objetivo do trabalho foi comparar o desempenho de cultivares e linhagens experimentais de arroz de terras altas, sob plantios direto e convencional, bem como verificar se há resposta diferenciada dos materiais testados aos dois sistemas de cultivo. Para tanto, foram conduzidos, em Lambari-MG, dois ensaios, um no sistema plantio direto e outro no sistema convencional, repetidos nos anos agrícolas 2003/2004 e 2004/2005. Foram testadas treze cultivares/linhagens experimentais de arroz de terras altas. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições. As variáveis analisadas foram: produtividade de grãos, altura da planta, floração e incidência de doenças. Os genótipos avaliados tiveram comportamentos semelhantes para produtividade de grãos nos dois sistemas de cultivo. No sistema plantio direto houve uma tendência de redução na altura das plantas, comparativamente ao sistema convencional. Concluiu-se que o sistema plantio direto constitui alternativa viável para a cultura do arroz de terras altas.

PALAVRAS-CHAVE: Oryza sativa; melhoramento genético; sistema de plantio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moizés de Sousa Reis

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Caixa Postal 176, CEP 37200-000 Lavras-MG, E-mails: moizes@epamig.ufla.br;

Vanda Maria de Oliveira Cornélio

vanda.cornelio@epamig.ufla.br

Plínio Cesar Soares

plinio@epamig.ufv.br

Downloads

Publicado

30-12-2007

Como Citar

REIS, M. de S.; SOARES, A. A.; CORNÉLIO, V. M. de O.; SOARES, P. C.; GUEDES, J. M.; COSTA JÚNIOR, G. T. COMPORTAMENTO DE GENÓTIPOS DE ARROZ DE TERRAS ALTAS SOB SISTEMAS DE PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 37, n. 4, p. 227–232, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3081. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico