ALTERAÇÕES DAS PROPRIEDADES ORGANOLÉPTICAS DA ALFACE (Lactuca sativa L.) CULTIVADA COM DIFERENTES DOSES DE ADUBOS MINERAL E ORGÂNICO
Palavras-chave:
Alface, adubos, propriedades organolépticasResumo
Com intuito de avaliar os efeitos de diferentes doses de adubo mineral e orgânico nas propriedades organolépticas da alface (Lactuca sativa L.), foi conduzido experimento em campo, em latossolo vermelho-escuro, no município de Rio Verde (GO). O delineamento foi de blocos ao acaso com nove tratamentos (combinação dos níveis 0 kg.ha-1, 18.500 kg.ha-1 e 36.900 kg.ha-1 de adubo orgânico com os níveis 0 kg.ha-1, 870 kg.ha-1 e 1.750 kg.ha-1 de adubo mineral) e três repetições. Avaliaram-se cor, sabor, aroma e durabilidade em geladeira das alfaces colhidas aos 70 DAE. Observou-se que o tempo máximo para conservar o produto resfriado, próprio para consumo humano, fica em tomo de 10 dias. As doses de 18.500 kg.ha-1 de adubo orgânico mais 1.250 kg.ha-1 de adubo mineral proporcionaram cor própria, bem nítida à visão humana, melhorando o sabor e aroma, tornando as folhas de alface mais apetitosas.
PALAVRAS-CHAVE: Alface; adubos; propriedades organolépticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.