ESTUDOS SOBRE A EPIZOOTIOLOGIA DE Babesia caballi (NUTTALL & STRICKLAND, 1910) NA MICRORREGIÃO DE GOIÂNIA, ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Guido Fontgalland Coelho Linhares UFG
  • Carlos Luiz Massard UFRRJ
  • José Luiz de Barros Araújo UFRRJ

Palavras-chave:

Babesia caballi, eqüino, apicomplexa, Babesiidae, sorologia

Resumo

Foi realizado um estudo sorológico de Babesia caballi em uma amostra de 512 soros de eqüídeos da microrregião de Goiânia. A prevalência de anticorpos anti-B. caballi, determinada através da reação de imunofluorescência indireta, foi de 90,8%, correspondendo a 465 soros positivos. Os soros foram testados nas diluições de 1:40 a 1:2560. O título mais freqüente foi 1:320. Não foi verificada nenhuma diferença estatisticamente significativa ente os resultados para diferentes faixas etárias, raças, espécies ou sexo. De acordo com estes resultados a região estudada foi caracterizada como uma área de elevada estabilidade enzoótica para B. caballi. Conclui-se, portanto, que a maior importância econômica da enfermidade causada por este parasito, na microrregião de Goiânia, se concentra no risco em potencial que expõe a animais suscetíveis importados de áreas livres da infecção.

PALAVRAS-CHAVE: Babesia caballi; eqüino; apicomplexa; Babesiidae; sorologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2007

Como Citar

LINHARES, G. F. C.; MASSARD, C. L.; ARAÚJO, J. L. de B. ESTUDOS SOBRE A EPIZOOTIOLOGIA DE Babesia caballi (NUTTALL & STRICKLAND, 1910) NA MICRORREGIÃO DE GOIÂNIA, ESTADO DE GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 27–33, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2966. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico