ESTUDOS SOBRE A EPIZOOTIOLOGIA DE Babesia caballi (NUTTALL & STRICKLAND, 1910) NA MICRORREGIÃO DE GOIÂNIA, ESTADO DE GOIÁS
Palavras-chave:
Babesia caballi, eqüino, apicomplexa, Babesiidae, sorologiaResumo
Foi realizado um estudo sorológico de Babesia caballi em uma amostra de 512 soros de eqüídeos da microrregião de Goiânia. A prevalência de anticorpos anti-B. caballi, determinada através da reação de imunofluorescência indireta, foi de 90,8%, correspondendo a 465 soros positivos. Os soros foram testados nas diluições de 1:40 a 1:2560. O título mais freqüente foi 1:320. Não foi verificada nenhuma diferença estatisticamente significativa ente os resultados para diferentes faixas etárias, raças, espécies ou sexo. De acordo com estes resultados a região estudada foi caracterizada como uma área de elevada estabilidade enzoótica para B. caballi. Conclui-se, portanto, que a maior importância econômica da enfermidade causada por este parasito, na microrregião de Goiânia, se concentra no risco em potencial que expõe a animais suscetíveis importados de áreas livres da infecção.
PALAVRAS-CHAVE: Babesia caballi; eqüino; apicomplexa; Babesiidae; sorologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.