DETERMINAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS EM FRUTOS E TEOR DE NUTRIENTES, EM FOLHAS E NO SOLO, DE TRÊS ESPÉCIES FRUTÍFERAS DE OCORRÊNCIA NATURAL NOS CERRADOS DE GOIÁS
Palavras-chave:
Cerrados, frutíferas nativas, Annona crassiflora, Eugenia Dysenterica, Genipa americanaResumo
Em três frutíferas de ocorrência natural nos cerrados — araticunzeiro (Annona crassiflora Mart., cagaiteira (Eugenia dysenterica D.C.) e jenipapeiro (Genipa americana L.) — foram realizadas determinações físicas em seus frutos, quantificado o teor de nutrientes de suas folhas e também realizadas análises químicas e físicas dos solos do local onde essas espécies se encontravam. Este trabalho foi realizado na Escola de Agronomia da UFG, utilizando-se material coletado em diversos municípios de Goiás. Os resultados mostram grande variação entre os frutos de cada espécie para as variáveis físicas de peso, forma e volume, sendo essas variáveis altamente correlacionadas. As três frutíferas estão distribuídas nos cerrados segundo um gradiente de fertilidade natural: o jenipapeiro ocupa os melhores solos e o araticunzeiro, os de mais baixa fertilidade, ficando a cagaiteira em posição intermediária. Os teores de nutrientes foliares encontrados foram considerados baixos em comparação a algumas frutíferas cultivadas. Mesmo nestas condições, porém, essas frutíferas nativas conseguem apresentar produções razoáveis.
PALAVRAS-CHAVE: Cerrados; frutíferas nativas; Annona crassiflora; Eugenia Dysenterica; Genipa americana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.