EFICIÊNCIA DOS CALDOS DE ENRIQUECIMENTO (LEB1 E LEB2) E DOS ÁGARES SELETIVOS (LPM E LSAB-CAN) NO ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS DO GÊNERO Listeria EM CARNE BOVINA E ÁGUA RESIDUÁRIA DE LAVAGEM DE CARCAÇA
Palavras-chave:
Caldo de enriquecimento, ágar seletivo, ListeriaResumo
No presente trabalho verificou-se a eficiência dos caldos de enriquecimento para Listeria (LEB1 e LEB 2) associados à passagem da cultura por uma solução de hidróxido de potássio a 0,25%, constatando-se que o caldo de enriquecimento secundário (LEB2 e LEB2KOH) foi superior ao caldo de enriquecimento primário (LEB1KOH). Por outro lado, o ágar cloreto de lítio-feniletanol-moxalactam (LPM) e o ágar base seletivo para Listeria, suplementado com cicloheximida, acriflavina e ácido nalidíxico (LSAB-CAN) equivaleram-se estatisticamente (p= 0,l442) em relação ao número de amostras positivas para Listeria, embora o ágar LSAB-CAN tenha proporcionado um maior número de isolamentos da bactéria.
PALAVRAS-CHAVE: Caldo de enriquecimento; ágar seletivo; Listeria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.