ESTIMATIVA DAS EQUAÇÕES DE CHUVAS INTENSAS PARA ALGUMAS LOCALIDADES NO ESTADO DE GOIÁS PELO MÉTODO DA DESAGREGAÇÃO DE CHUVAS

Autores

  • Luiz Fernando Coutinho de Oliveira EA-UFG
  • Fernando Cardoso Cortês
  • Fábio de Oliveira Almeida Barbosa
  • Patrícia de Araújo Romão
  • Daniel Fonseca de Carvalho

Palavras-chave:

Chuva intensa drenagem, intensidade-duração-freqüência

Resumo

Procedeu-se à estimativa das equações de chuvas intensas para algumas localidades do Estado de Goiás com o emprego da metodologia da desagregação da chuva de 24 horas, o que permitiu a comparação dos resultados das intensidades de precipitação máximas obtidas pelas equações com as obtidas pelas equações ajustadas com base em dados de pluviogramas. A metodologia empregada neste estudo permitiu gerar a relação intensidadeduração-freqüência com base em dados pluviométricos e se mostrou adequada com valores de ERM menores que 14,4%, o que permite sua utilização em localidades em que não há disponibilidade de registros pluviográficos.

PALAVRAS-CHAVE: Chuva intensa drenagem; intensidade-duração-freqüência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-12-2007

Como Citar

OLIVEIRA, L. F. C. de; CORTÊS, F. C.; BARBOSA, F. de O. A.; ROMÃO, P. de A.; CARVALHO, D. F. de. ESTIMATIVA DAS EQUAÇÕES DE CHUVAS INTENSAS PARA ALGUMAS LOCALIDADES NO ESTADO DE GOIÁS PELO MÉTODO DA DESAGREGAÇÃO DE CHUVAS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 23–27, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2820. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico