ESPÉCIES DE SCARABAEIDAE (INSECTA: COLEOPTERA) COLETADAS EM FEZES BOVINAS E CARCAÇA DE SUÍNOS EM ITUMBIARA, GOIÁS, BRASIL

Autores

  • Carlos Henrique Marchiori

Palavras-chave:

Insecta, Coleoptera, Scarabaeidae, decomposição

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi estudar as espécies de Scarabaiedae associadas com fezes bovinas e carcaça de suínos na região de Itumbiara, Goiás, Brasil. A cada mês vinte placas fecais de bovinos foram coletadas aleatoriamente, oito dias após serem defecadas, e colocadas em recipientes plásticos e levadas ao laboratório. Foram utilizadas, como isca, carcaças de suínos Sus sp. Duas iscas foram expostas em condições ambientais distintas: em área de pastagem e em área de mata; aquela na presença e esta na ausência de luz solar. Os Scarabaiedae foram coletados através do funil de Berlese. As espécies mais freqüentes foram Ataenius aequalis em fezes bovinas e Trichillum externepunctatum na carcaça de suíno.

PALAVRAS-CHAVE: Insecta; Coleoptera; Scarabaeidae; decomposição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Marchiori

Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara. C. Postal 23-T. CEP.- 75 500-000. Itumbiara-GO. E-mail: pesquisa@ns.itumbiara.com.br.

Downloads

Publicado

12-12-2007

Como Citar

MARCHIORI, C. H. ESPÉCIES DE SCARABAEIDAE (INSECTA: COLEOPTERA) COLETADAS EM FEZES BOVINAS E CARCAÇA DE SUÍNOS EM ITUMBIARA, GOIÁS, BRASIL. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 1–4, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2577. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico