CARACTERIZAÇÃO DE GRÃOS DE GIRASSOL (Hellianthus annuus L.) AO LONGO DO PERÍODO DE COLHEITA EM DOIS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE GOIÁS
Palavras-chave:
Qualidade, classificação, climaResumo
No Brasil, o consumo doméstico do óleo de girassol cresceu 657% no período 1993/96 e Goiás é o principal Estado produtor com 70,5% da produção nacional em 1999. A importância crescente da cultura e a ausência de estudos sobre a qualidade do grão motivaram a busca por informações sobre as características do grão colhido. Foram levantados os dados climáticos diários e de classificação feitos por duas unidades armazenadoras - UA (municípios de Montividiu e Chapadão do Céu), receptoras de produção no Estado de Goiás. As respectivas médias de umidade (base úmida), impurezas e ardidos dos grãos, recepcionados em Montividiu, foram de 9%, 2,5% e 1% e em Chapadão do Céu, foram de 10,3%, 4,1% e 3,3%. A temperatura variou entre 17,5°e 22°C na UA de Montividiu e 7° e 23,5°C na UA de Chapadão do Céu. A umidade relativa variou entre 37% e 71,5% em Montividiu e entre 38,5% e 80,5% em Chapadão do Céu. A amostra de grãos coletada apresentou teor de proteína de 21,9% e teor de óleo de 35,6%. Os fungos encontrados na amostra apresentaram 790 UFC/g do produto, sendo 86% de fungos do gênero Cladosporium, 0,9% de Fusarium e 0,4% de Penicillium. A amostra de resíduo de girassol apresentou teor de umidade de 8,6% (base úmida), teor de proteína de 16,3% e teor de óleo de 7,5%, e na contagem e identificação de fungos registrou-se 2,5 x 103 UFC/g de resíduo, sendo 57% de fungos do gênero Fusarium e 43% de Penicillium. As características de teor de umidade, porcentagem de impurezas e porcentagem de grãos ardidos analisadas satisfazem os padrões de exigência.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade; classificação; clima.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.