ESTUDO COMPARATIVO DE MODELOS DE ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA ALGUMAS LOCALIDADES NO ESTADO DE GOIÁS E DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Luiz Fernando Coutinho de Oliveira
  • Daniel Fonseca de Carvalho
  • Patrícia de Araújo Romão
  • Fernando Cardoso Cortês

Palavras-chave:

Evapotranspiração, irrigação, Penman-Monteith

Resumo

Avaliaram-se diferentes modelos de estimativa da evapotranspiração de referência e fez-se a comparação com modelo Penman-Monteith, para algumas localidades no Estado de Goiás e Distrito Federal. Foram ajustadas equações de regressão linear entre este e os modelos FAO-Penman (Pn), FAO-Radiação (Ra), e Hargreaves (Hg). Para as localidades estudadas ode-se concluir que os valores diários de ETo foram melhores estimados pelos modelos de Pn, Hg seguido do Ra, e que ambos modelos superestimaram ETo, quando comparados com a padrão de PM, o que mostra a necessidade da obtenção de coeficientes locais para melhor estimar ETo por esses modelos.

PALAVRAS-CHAVE: Evapotranspiração; irrigação; Penman-Monteith.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Coutinho de Oliveira

Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. CP. 131- CEP.- 74.001-970 - Goiânia-GO. E-mail: lfco@agro.ufg.br

Downloads

Publicado

26-11-2007

Como Citar

OLIVEIRA, L. F. C. de; CARVALHO, D. F. de; ROMÃO, P. de A.; CORTÊS, F. C. ESTUDO COMPARATIVO DE MODELOS DE ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA ALGUMAS LOCALIDADES NO ESTADO DE GOIÁS E DISTRITO FEDERAL. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 122–126, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2473. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico