INIBIÇÃO DE SALMONELLA POR EXTRATO DE ALECRIM (Rosmarinus officinalis): OBTENÇÃO DE EXTRATOS DE ALECRIM EM SOLVENTES ORGÂNICOS
Resumo
Com o objetivo de se obter um extrato de alecrim em solvente orgânico, a ser utilizado na inibição de Salmonella, em alimentos, foram testados quatro tipos de solventes, a saber: metanol, etanol, acetona e hexano. Na obtenção dos extratos foi adotada a técnica recomendada para determinação de lipídeos, conforme as NORMAS ANALÍTICAS DO INSTITUTO ADOLFO LUTZ (1976). A análise dos resultados evidenciou um excelente desempenho do metanol, não sendo contudo recomendada a utilização em produtos alimentares em virtude da sua toxidez. Também o etanol apresentou elevados índices de extração, sem os inconvenientes associados ao uso do metanol, sendo por isto o solvente indicado para a continuidade do estudo proposto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.