GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Brachiaria brizantha cv. Marandu SOB DIFERENTES PERÍODOS DE ARMAZENAMENTO E TRATAMENTO HORMONAL
Palavras-chave:
ABA, braquiária, GA3, germinação, sementesResumo
om a finalidade de avaliar os efeitos do revestimento, do armazenamento e de tratamentos hormonais no comportamento germinativo, sementes de Brachiaria brizantha cv. Marandu foram estudadas sob diferentes períodos de armazenamento (quatro, cinco e dezesseis meses após a colheita). Utilizaram-se sementes intactas e nuas. A obtenção de sementes nuas deu-se através da remoção manual dos seus revestimentos. Foram verificados ainda a viabilidade, o teor de umidade e a embebição de água das sementes. Nos experimentos de germinação estas foram tratadas com ácido giberélico (GA3), ácido abscísico (ABA) e a combinação destas substâncias (0,1 e 1,0 mmol.m-3), mantidas à temperatura de 28oC ± 2, em BOD. A germinação foi avaliada diariamente durante cinco dias, sendo consideradas germinadas as sementes que apresentaram a protusão da radícula nesse período. Os resultados mostraram que, independente da idade, o revestimento das sementes inibe a sua germinação e as sementes submetidas a prolongado período de armazenamento (dezesseis meses), embora tenham mantido o teor de umidade e a viabilidade, apresentaram baixo percentual de germinação, não respondendo ao tratamento com GA3. Sementes armazenadas por cinco meses mostraram maior poder germinativo e foram mais sensíveis ao tratamento com ABA em relação ao GA3.
PALAVRAS-CHAVE: ABA; braquiária; GA3; germinação; sementes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.