CONSERVAÇÃO DE SEMENTES DE AMENDOIM (Arachis hypogaea L.) EM FUNÇÃO DO BENEFICIAMENTO, EMBALAGEM E AMBIENTE DE ARMAZENAMENTO
Palavras-chave:
Conservação, embalagem, vigorResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o vigor de sementes de amendoim (Arachis hypogaea L.), cultivar BR-1. O experimento foi conduzido em laboratório de análise de sementes e em casa de vegetação, em Areia-PB, Brasil, no período de agosto/ 1998 a setembro/1999. Os tratamentos utilizados foram sementes de amendoim armazenadas dentro e fora dos frutos, em duas embalagens (papel e metálica), quatro períodos (3, 6, 9 e 12 meses) e duas condições de armazenamento (ambiente não controlado e câmara seca, 65% UR e 20°C). Foram avaliadas as características de umidade e de vigor através do teste de condutividade elétrica (laboratório), percentagem e índice de velocidade de emergência de plântulas em casa de vegetação. Conclui- se que sementes armazenadas dentro dos frutos em ambiente de câmara seca apresentaram vigor elevado ao longo do armazenamento, independentemente da embalagem; sementes de amendoim extraídas dos frutos, acondicionadas na embalagem metálica e mantidas em ambiente não controlado, perderam acentuadamente o vigor após seis meses de armazenamento.
PALAVRAS-CHAVE: Conservação; embalagem; vigor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.