PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA APLICADA À COLHEITA DE CANA-DE-AÇÚCAR COM ÊNFASE NA RECUPERAÇÃO MÁXIMA DE AÇÚCAR

Autores

  • Márcio Caliari
  • Manoel Soares Soares Júnior
  • Gil Eduardo Serra

Palavras-chave:

Programação matemática, usina de açúcar

Resumo

Uma simulação da colheita de cana-de-açúcar, com a ajuda de programação matemática, foi realizada em uma usina de açúcar brasileira, na safra de 1998/1999. Os resultados mostraram a possibilidade de obtenção de 6,5% de ganho no açúcar recuperado do campo, em comparação ao planejamento tradicional, que consiste de um julgamento pessoal de fatores como idade da cana, teor de açúcar, curva de maturação da variedade e outros. O planejamento do corte dos talhões também permite a intervenção pessoal para promover adaptações necessárias e simulações para definição de reforma de talhões, áreas de plantio e outros problemas de manejo da lavoura de cana-de-açúcar. A variável maximizada é a produção de açúcar por área colhida, ou seja, a interação da produtividade de cana-de-açúcar (t.ha-1) e teor de açúcar (Pol%Cana), no decorrer de toda a colheita. Os talhões foram selecionados para corte muito mais de acordo com o potencial de crescimento da cana-de-açúcar do que pelo teor de açúcar.

PALAVRAS-CHAVE: Programação matemática; usina de açúcar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Caliari

2. Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos/UFG, C.P. 131. CEP 74001-970, Goiânia - GO. E-mail: macaliari@ig.com.br

Downloads

Publicado

06-11-2007

Como Citar

CALIARI, M.; SOARES JÚNIOR, M. S.; SERRA, G. E. PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA APLICADA À COLHEITA DE CANA-DE-AÇÚCAR COM ÊNFASE NA RECUPERAÇÃO MÁXIMA DE AÇÚCAR. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 1–8, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2275. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigo Científico