IMPORTÂNCIA RELATIVA DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE DECISÃO SOBRE INOVAÇÕES AGRÍCOLAS. ZONA DO TRIÂNGULO DE MINAS GERAIS
Resumo
No presente estudo procurou-se analisar a importância relativa dos canais de comunicação nas etapas de Conhecimento, Persuasão e Decisão do Processo de Decisão sobre a Inovação e alguns hábitos de comunicação dos produtores de algodão da Zona do Triângulo de Minas Gerais. O modelo conceitual adotado foi derivado do modelo de adoção individual proposto por ROGERS e SHOEMAKER (1971). O método utilizado para a obtenção dos dados foi o “Survey Method”, através de questionário pré-testado, tendo sido entrevistados 155 produtores. Através da análise tabular observou-se que os técnicos foram o canal de comunicação mais utilizado nas três etapas estudadas, seguido pelos vizinhos, parentes e amigos na etapa de Conhecimento e pelo canal egocêntrico nas etapas de Persuasão e Decisão. Os produtores são expostos intensamente aos meios eletrônicos de comunicação à massa (rádio e televisão) porém não aos meios escritos. Os agentes de mudança da área não utilizam estes meios de comunicação de inovações.
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