IMPORTÂNCIA DE CARACTERÍSTICAS PESSOAIS E SOCIAIS NO PROCESSO DE ADOÇÃO DE INOVAÇÕES EM AGRICULTURA. ZONA DO TRIÂNGULO DE MINAS GERAIS
Resumo
No presente estudo procurou-se analisar algumas características pessoais e sociais dos produtores de algodão da Zona do Triângulo de Minas Gerais e suas relações com o comportamento de adoção de inovações. O modelo conceitual adotado foi derivado do modelo de adoção individual proposto por ROGERS & SHOEMAKER (1971). O método utilizado para a obtenção dos dados foi o “Survey method”, através de questionário pré-testado, tendo sido entrevistados 155 produtores no mês de julho de 1972. Pelas análises de correlação simples e do Qui-quadrado, foi encontrada associação positiva e significativa entre a adotabilidade e as seguintes características pessoais e sociais: empatia, cosmopolitismo, capacidade econômica, utilização do crédito rural educativo, eficiência da produção e contatos com técnicos. Através da análise de correlação múltipla foram encontradas seis características que em combinação apresentaram o maior grau de associação com a adotabilidade. Estas são: cosmopolitismo, utilização do crédito rural educativo, capacidade econômica, eficiência da produção, regime de parceria e empatia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.